Säo Paulo med. j; 113 (1), 1995
Publication year: 1995
Introduçäo e Objetivos:
Regiöes organizadoras do nucléolo podem ser detectadas através do nitrato de prata em secçöes de parafina. A contagem de AgNORs tem sido utilizada para distinguir entre lesöes benignas e malignas. Material e Métodos:
AgNORs foram contados em 24 biopsias da cavidade oral (5 casos de mucosa oral normal, 5 de hiperplasia pseudocarcinomatosa e 14 de carcinoma epidermóide, subdivididos segundo o grau de diferenciaçäo: 5 grau 1; 5 grau 2 e 4 grau 3) para verificar sua utilidade no diagnóstico diferencial entre hiperplasia pseudocarcinomatosa, secundária a infecçöes parasitárias crônicas, e carcinoma epidermóide. Foram usados dois métodos de contagem de AgNORs:
um mais simples(A), que conta os agregados nucleolares (AgNU) e AgNOR satélites e o outro (B) que conta todos os AgNORs, inclusive aqueles dentro do AgNUs. Resultados e Conclusäo:
Em ambos os métodos as médias mais baixas foram do carcinoma grau 3 e as mais altas do carcinoma grau 2. O método mais simples (A) foi o mais útil, pois a contagem de AgNU mostrou valores significantemente diferentes quando comparou-se hiperplasia pseudocarcinomatosa e carcinomas graus 1 e 2, que säo os mais difíceis de distinguir da hiperplasia. Entretanto, devido à sobreposiçäo de valores a técnica foi de utiliddade limitada em casos individuais