Säo Paulo med. j; 113 (5), 1995
Publication year: 1995
MATERIAIS E METODOS:
Em 63 pessoas, antes e após aplicaçäo tópica de discos de nitroglicerina ou glicerina como placebo, foram avaliadas: a temperatura cutâneaem ambos os antebraços e as relaçöes hemodinâmicas em posiçäo supina e ortostática. RESULTADOS:
As respostas foram as seguintes: 1. Uma hora após aplicaçäo unilateral (no antebraço esquerdo) houve aumento da temperatura cutânea também no antebraço direito, indicando efeito sistêmico; esse efeito era mais acentuado e prolongado em mulheres obesas. 2. A fototermo-reaçäo (eritema) induzida com luz ultravioleta (UV) foi menor no antebraço esquerdo, sugerindo que a nitroglicerina age mais sobre arteríolas do que sobre capilares do sistema vascular. 3. A aplicaçäo transdérmica de nitroglicerina causou uma moderada reaçäo ortostática com diminuiçäo da pressäo arterial e aumento da freqüência cardíaca. A duraçäo do Qtc no ECG era prolongada. 4. Foram observadas as seguintes reaçöes individuais em posiçäo supina:
em 7 homens houve uma reaçäo adversa com aumento da pressäo média em +12 por cento e aumento da freqüência cardíaca em +10 por cento; a mesma reaçäo (simpática?) foi descrito por Murell em 1879, após nitroglicerina v.o. Em homens fumantes e aqueles com hipertensäo e diabetes em membros próximos da família, o efeito hipotensor após nitroglicerina transdérmica era acentuado em posiçäo supina.