Proteinúria em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva: papel da hipertensäo arterial
Proteinuria in Congestive Heart Failure. Role of Arterial Hypertension
Arq. bras. cardiol; 60 (4), 1993
Publication year: 1993
Objetivo - Avaliar a importância da hipertensäo arterial (HA), quando fator etiológico da insuficiência cardíaca congestiva (ICC), no desenvolvimento de proteinúria em pacientes com ICC descompensada. Métodos - Foram estudados 30 pacientes com ICC descompensada, analisando a presença da proteinúria acima de 150 mg em amostra urinária de 24h antes e após o tratamento.
Os pacientes foram divididos em dois grupos conforme a presença de HA como causa da ICC:
grupo A, 18 pacientes com miocardiopatia hipertensiva e grupo B, 12 pacientes com miocardiopatia dilatada idiopática ou chagásica sem história prévia de HA. Resultados - Näo houve diferenças emtre os grupos com relaçäo a idade, sexo, funçäo renal ou tempo da ICC. No período pré-tratamento, 88// dos pacientes do grupo A apresentavam proteinúria (média 1580mg/24h) enquanto que apenas 25// dos pacientes do grupo B (média 320mg/24h) a apresentavam (p<0,01). Após o tratamento da ICC, 38// dos pacientes do grupo A persistiram com proteinúria com média de 1128 mg/24h, enquanto nenhum paciente do grupo B manteve-se com proteinúria. Após 6 meses de evoluçäo, dois pacientes persistiram com proteinúria, um dos quais, submetido a biópsia renal, revelou nefrosclerose benigna. Conclusäo - Em pacientes com ICC descompensada, näo secundária a HA, a proteinúria é discreta, totalmente revesível com o tratamento que por sua vez melhora a funçäo renal. Nos pacientes onde a ICC é secundária a HA, a proteinúria é mais freqüente, tem maior gravidade e pode näo ser reversível com o tratamento, por vezes elevando-se, com piora da funçäo renal, o que indicaria lesäo secundária à HA
Purpose - To evaluate the role of arterial hypertension (AH) in the development of proteinuria in patients with decompensated congestive heart failure (CHF). Methods - Twenty - four - hour urinary protein determinations were obtained from 30 patients with decompensated CHF, before and affer therapy of CHF.