Tratamento simultâneo da estenose pulmonar valvar e da persistência do canal arterial através do cateterismo intervencionista
Simultaneous Treatment of Pulmonary Valve Stenosis and Patent Ductus Arteriosus by Interventional Cardiology
Arq. bras. cardiol; 68 (5), 1997
Publication year: 1997
A associaçäo entre estenose pulmonar valvar e persistência do canal arterial näo é freqüente na prática clínica da cardiologia pediátrica. Säo descritos dois casos de portadores dessa associaçäo, tratados simultaneamente, em um mesmo procedimento, através do cateterismo intervencionista: 1§ caso, criança de 14 meses submetida a valvoplastia pulmonar percutânea com queda no gradiente sistólico entre a artéria pulmonar e o ventrículo direito de 71 para 3mmHg. O canal arterial, de 2,0mm de diâmetro e do tipo cônico foi ocluído com um coil 38-5-5; 2§ caso, criança de 20 meses submetida a valvoplastia pulmonar percutânea com queda no gradiente sistólico entre a artéria pulmonar e o ventrículo direito de 60 para 5mmHg. Tentativa de oclusäo do canal, de 3,5mm de diâmetro e do tipo cônico, utilizando-se coil foi realizada sem sucesso devido a embolizaçäo para a artéria pulmonar. O dispositivo foi imediatamente resgatado e uma umbrella de 12mm foi implantada com sucesso. Discute-se a indicaçäo de tratamento das condiçöes, aspectos técnicos e complicaçöes relativas ao procedimento e seguimento dos pacientes.
The association of pulmonary valve stenosis and patent ductus arteriosus is uncommonly found in clinical practice of pediatric cardiology.