Relaçäo cronológica entre o aparecimento do diabetes mellitus do tipo I e das tiroidopatias nas síndromes poliglandulares auto-imunes (SPAs)
Chronologic relation between the appearance of diabetes mellitus type I and of thyroid diseases in the autoimmune polyglandular syndromes

Arq. bras. endocrinol. metab; 40 (3), 1996
Publication year: 1996

As síndromes poliglandulares auto-imunes (SPAs) caracterizam-se pela associaçäo de duas ou mais endocrinopatias auto-imunes no mesmo indivíduo. A relaçäo cronológica entre o aparecimento das tiroidopatias auto-imunes (moléstia de Basedow Graves e tiroidite de Hashimoto) e do diabetes mellitus tipo I nas SPAs näo está bem estabelecida. A fim de melhor avaliar essa seqüência de eventos, analisamos 44 portadores de diabetes mellitus do tipo I e quadro clínico e/ou laboratorial de outra endocrinopatia ou doença auto-imune associada (SPA), sendo 38 mulheres e seis homens, com idades variando entre 10 e 73 anos. Observamos que nesses pacientes, o diabetes incide predominantemente na quarta década de vida e, em 93 por cento dos casos está associado a uma tiroidopatia auto-imune. A moléstia de Basedow Graves usualmente precede o desenvolvimento do diabetes diferentemente da tiroidite de Hashimoto (p=0,002). Esses dados enfatizam a importância da pesquisa de diabetes mellitus do tipo I em portadores de moléstia de Basedow Graves, assim como da investigaçäo de tiroidite de Hashimoto em portadores de diabetes mellitus do tipo I, através da avaliaçäo da funçao dos órgäos-alvo e/ou verificaçäo de marcadores imunológicos.

More related