Perfil epidemiológico do diabetes mellitus auto-referido em uma zona urbana de Juiz de Fora, Minas Gerais
Epidemiologic profile of self-reported diabetes mellitus in a urban zone of Juiz de Fora, state of Minas Gerais, Brazil

Arq. bras. endocrinol. metab; 43 (3), 1999
Publication year: 1999

Objetivo:

Delinear um perfil epidemiológico do diabetes mellitus (DM) em uma zona urbana de Juiz de For a usando os dados obtidos no cadastramento do Programa de Saúde da Família da Prefeitura Municipal de Juiz de For a.

Metodologia:

Foram colhidas informações em 12.695 domicílios através da aplicação de um questionário baseado no Programa Avançado de Gerência em Atenção Primária a Saúde. A aplicação foi realizada por 180 entrevistadores acadêmicos da área de saúde. Os dados foram transferidos para o programa epidemiológico EPI-INFO versão 6.03. A análise do banco de dados referentes a população entre 30 e 69 anos permitiu a elaboração de um estudo sobre a prevalência do DM e sua relação com outros fatores.

Resultados:

A prevalência do DM auto-referido foi de 4,2 por cento (861 pessoas) e variou de 0,9 por cento (76) entre 30 e 39 anos a 11,6 por cento (297) entre 60 e 69 anos. 17,1 por cento (147) relataram não tratar ou tratar irregularmente. Nos homens, a idade não interferiu no tratamento; nas mulheres, quanto menor a faixa etária, menor a adesão ao tratamento.

O DM estava relacionado com outros agravos à saúde:

cardiopatia (r=4,8), hipertensão arterial sistêmica (r=4,7), cegueira (r=3,1) e incapacidade de locomoção (r=3,9).

Conclusão:

A prevalência da DM auto-referido foi semelhante a de outros estudos nacionais. O índice de diabéticos com tratamento irregular foi muito alto e relaciona-se com baixa renda e faixas etárias mais jovens no sexo feminino.

O DM apresentou alta correlação com outros agravos à saúde:

cardiopatia, hipertensão arterial sistêmica, cegueira e incapacidade de locomoção.

More related