Perfil do ambulatório de hematologia em um consórcio intermunicipal de saúde
Hematology outpatient clinic profile at an intercity health consortium
Rev. APS; 19 (4), 2016
Publication year: 2016
Ao se buscarem práticas de gestão inovadoras que concretizassem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de melhorar o atendimento à população, foram criados os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), que tentam disponibilizar o acesso à saúde desde os níveis mais elementares até os mais complexos de atenção terciária e quaternária. A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) é um consórcio com 24 municípios que tem como foco a promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, com a realização de consultas e exames de média e alta complexidade. Foi criada em 1996, como uma associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, e inaugurou o ambulatório de Hematologia Geral em setembro de 2009, visando atender os pacientes encaminhados da atenção primária. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes e a prevalência de alterações hematológicas atendidas no Ambulatório de Hematologia da ACISPES Juiz de Fora − MG. Trata-se de um estudo transversal descritivo em 460 pacientes, com análise das seguintes variáveis: sexo, idade, procedência e diagnóstico. Os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento de Recursos em Saúde (SGRS – SIG) e analisados por meio de Teste Qui- quadrado. O estudo revelou que a anemia foi a patologia mais prevalente, com 56,7%, seguida de
Ao se buscarem práticas de gestão inovadoras que concretizassem os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido de melhorar o atendimento à população, foram criados os Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), que tentam disponibilizar o acesso à saúde desde os níveis mais elementares até os mais complexos de atenção terciária e quaternária. A Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) é um consórcio com 24 municípios que tem como foco a promoção, proteção e recuperação da saúde de suas populações, com a realização de consultas e exames de média e alta complexidade. Foi criada em 1996, como uma associação civil sem fins econômicos, com sede em Juiz de Fora, Minas Gerais, e inaugurou o ambulatório de Hematologia Geral em setembro de 2009, visando atender os pacientes encaminhados da atenção primária. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico dos pacientes e a prevalência de alterações hematológicas atendidas no Ambulatório de Hematologia da ACISPES Juiz de Fora − MG. Trata-se de um estudo transversal descritivo em 460 pacientes, com análise das seguintes variáveis: sexo, idade, procedência e diagnóstico. Os dados foram extraídos do Sistema de Gerenciamento de Recursos em Saúde (SGRS – SIG) e analisados por meio de Teste Qui- quadrado. O estudo revelou que a anemia foi a patologia mais prevalente, com 56,7%, seguida de plaquetopenia (14,7%). 67% dos pacientes eram do sexo feminino; a faixa etária predominante foi dos 41 a 50 anos, com 18,3%. O muncípio que mais utilizou o serviço foi Simão Pereira, com 10,6 consultas/1000 habitantes. Conclui-se que a anemia tem alta prevalência na população, as mulheres são as principais usuárias do sistema de saúde e o Consórcio Intermunicipal de Saúde desempenhou importante papel resolutivo nas demandas da Atenção Primária à Saúde.
Seeking innovative management practices that materialize the principles of the Unified Health System (SUS) to improve the service to the population, the Intermunicipal Health Consortia (CIS) were created trying to provide access to health from the most elementary levels, even to the most complex of tertiary and quaternary care. The Intermunicipal Cooperation Agency “Pé da Serra” (Acispes) is a consortium of 24 municipalities, which focuses on the promotion, protection and recovery of health of their populations, with consultations and tests of medium and high complexity. In 1996, it was established as a non-profit civil association, based in Juiz de Fora, Minas Gerais and it opened the General Haematology Clinic in September 2009, to meet the patients referred from primary care. This research has the objective to get to know the epidemiological profile of patients and the prevalence of the pathologies treated at the Hematology Clinic of ACISPES Juiz De Fora – MG. This is a descriptive cross-sectional study involving 460 patients analyzing the following variables: gender, age, origin and diagnosis. The data was extracted from the Health Resources Management System (SGRS – SIG) and analyzed through the chi-squared test. The study revealed that anemia was the most prevalent pathology, with 56.7%, followed by thrombocytopenia (14.7%).67% of the patients were female; the most prevalent age group was from 41 to 50 years old, with 18.3%. The city that used the services the most was Simão Pereira, with 10.6 consultations per inhabitant. It is concluded that anemia has a high prevalence in the population, women were the main users of the service and the Intercity Health Consortium played an important role in resolving demands of the Primary Health Care.