Tratamento farmacológico para insuficiência cardíaca sistólica crônica e as evidências disponíveis: uma revisão narrativa da literatura
Pharmacological treatment for chronic systolic heart failure and the available evidence: a narrative review of the literature

Diagn. tratamento; 22 (1), 2017
Publication year: 2017

Introdução:

A insuficiência cardíaca é uma síndrome clínica complexa de caráter sistêmico, definida como disfunção cardíaca que ocasiona inadequado suprimento sanguíneo para atender as necessidades metabólicas teciduais. É uma doença que se manifesta na maioria da população de forma crônica, progressiva e tem causa multifatorial. Caracteriza-se por internações frequentes, elevada prevalência, alta taxa de mortalidade e alto custo socioeconômico. O diagnóstico precoce e o tratamento efetivo são fundamentais no prognóstico desta síndrome. O tratamento medicamentoso visa diminuir a progressão da doença, reduzir mortalidade e hospitalização, aliviar sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Objetivo:

Mapear as evidências sobre o tratamento farmacológico da insuficiência cardíaca crônica do tipo sistólica ou com fração de ejeção reduzida.

Método:

Revisão narrativa da literatura de ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais.

As seguintes bases de dados eletrônicas foram utilizadas:

CENTRAL via Cochrane Library, MEDLINE via PubMed, LILACS via BVS e Embase via Elsevier. Como descritores, foram utilizados: insuficiência cardíaca, insuficiência cardíaca sistólica, tratamento medicamentoso, revisão, ensaio clínico.

Resultados:

Foi encontrado um total de 10.241 estudos nas diferentes bases de dados. Destes, os mais relevantes foram incluídos nesta revisão e os dados encontrados foram apresentados de forma narrativa.

Conclusão:

Os dados disponíveis demonstraram que o pilar do tratamento medicamentoso capaz de mudar a história natural da insuficiência cardíaca crônica inclui os moduladores do sistema renina-angiotensina-aldosterona e os bloqueadores dos receptores beta adrenégicos. Para melhorar sintomas e reduzir hospitalização, estão os diuréticos, a digoxina e a ivabradina.

More related