Avaliação dos serviços de saúde para satisfação dos usuários: estudo cienciométrico
Users and evaluation of health services satisfaction: study scientometric
J. Health Sci. Inst; 34 (2), 2016
Publication year: 2016
Objetivo – Identificar as publicações científicas em relação à satisfação do paciente no atendimento e avaliação do serviço de saúde no Brasil. Métodos – Trata-se de um estudo cienciométrico que abrangeu a busca de artigos científicos publicados no período de 1974 a 2015, na base de dados eletrônica SciELO.
A identificação dos artigos foi realizada por meio da utilização dos termos:
satisfação paciente, avaliação serviço de saúde e percepção do paciente no atendimento. Resultados – Foram detectados 194 artigos de publicações brasileiras indexadas na área interdisciplinar. Identificou-se maior interesse dos pesquisadores pela temática após o ano de 1990, intensificando-se a partir de 2004. Dentre os serviços de saúde existentes no Brasil, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram as mais pesquisadas, com 30% (27), seguida pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), com 23% (21). Dentre as especialidades na área da saúde, a área da Psiquiatria foi a de maior interesse nas pesquisas realizadas com 15 (29%) trabalhos publicados, seguida por Odontologia, com 12 (23%). Conclusão – As UBS e ESF destacaram-se dentre os serviços de saúde avaliados quanto à satisfação dos usuários, fato que se justifica por integrarem os serviços da atenção primária à saúde e serem a principal porta de entrada dos usuários ao sistema de assistência à saúde em nosso país.
Objective – Identify the scientific publications regarding he patient’s satisfaction in assistance and evaluation of health services in Brazil. Methods – It is a scientometric study that covered the search for scientific articles published from 1974 to 2015, on electronics SciELO database.