Role Playing Game (RPG) na graduação em enfermagem: potencialidades pedagógicas
Role Playing Game (RPG) on nursing undergraduate course: educational potentials
Rev. eletrônica enferm; 18 (), 2016
Publication year: 2016
Objetivou-se avaliar as potencialidades de um jogo de Role Playing Game como estratégia pedagógica na Graduação em Enfermagem, com ênfase em suas implicações subjetivas na compreensão sobre aspectos da profissão. Estudo qualitativo, realizado por meio de pesquisa avaliativa, do tipo análise da implantação. Participaram alunos do 3º período de Enfermagem. O instrumento de coleta foram Memórias de Jogo, relatos elaborados pelos alunos após sessões do jogo. O jogo constituiu uma estratégia pedagógica não tradicional que favoreceu aos alunos a aproximação com a prática profissional, a participação ativa, a autorreflexão e a reflexão sobre a atuação profissional. Essa estratégia favoreceu processos de singularização, permitindo ao aluno vivenciar situações semelhantes às da prática do enfermeiro e exercitar habilidades como trabalho em equipe e criatividade. A ampliação dos estudos que abordam os processos subjetivos no ensino superior, por meio de jogos de simulação, podecontribuir para melhor delineamento dos processos formativos em saúde
The objective of this study was to evaluate the potential of a Role Playing Game as an educational strategy in Undergraduate Nursing course, emphasizing its subjective implications in understanding aspects of the profession. This is a qualitative study, conducted through an evaluative research, of deployment analysis type. Nursing students of the 3rd period participated. The instrument to collection was Memories of Game, reports prepared by students after game sessions. The game is a non-traditional educational strategy that enabled approach to students through professional practice, active participation, self-reflection and reflection on professional practice. This strategy favored individualization processes, allowing students to experience situations similar to the nursing practice and exercise skills such as teamwork and creativity. The expansion of studies that address the subjective processes in higher education, through simulation games, can contribute to better design of health development processes