Rev. Salusvita (Online); 35 (3), 2016
Publication year: 2016
Introdução:
os esportes coletivos têm se tornado um objeto de investigação científica em diversas áreas do conhecimento, e um desses esportes é o basquetebol. Entre os métodos de investigação das múltiplas variáveis esportivas está a videogrametria, que a partir de filmagens pode fornecer a posição dos jogadores em função do tempo. Objetivos:
o objetivo geral desse trabalho foi analisar as distâncias percorridas por jogadores de basquetebol de uma equipe de elite, nos jogos como mandante, por videogrametria. Métodos:
foi filmado um jogo da temporada 2011/2012 do Novo Basquete Brasil (NBB). Após a aquisição das sequências de imagens, foi realizado no Sistema Dvideo (FEF-Unicamp, Campinas, Brasil) o rastreamento manual da posição de todos os jogadores, durante toda a partida, e a reconstrução 2D da posição em função do tempo, em relação a um sistema de referência real definido na quadra. Resultados:
foram encontradas diferenças significativas nas distâncias percorridas entre quartos para bola viva (p = 0.002), e entre os quartos para bola morta (p = 0.001). Conclusão:
as análises das distâncias percorridas totais, distâncias percorridas por minuto e tempos jogados de jogadores por jogo, por período de jogo, em bola viva (cronometro ativo) e bola morta (cronômetro parado) apresentaram diferenças importantes para a descrição de parte do volume dos esforços realizados o que pode auxiliar técnicos e preparadores físicos para o treinamento dos atletas.
Introduction:
team sports have become an object of scientific investigation in several areas of knowledge, and one of those sports is basketball. Among the methods of investigation of multiple variables is videogrammetry sports, that can provide filming from the position of the players with respect to time. Objectives:
the aim of this study was to analyze the distances covered by basketball players of an elite team in the game as principal, for videogrammetry. Methods:
We filmed a game of the 2011/2012 season of the New Basketball Brazil (NBB). Following the acquisition of image sequences, it was held at Dvideo System (FEF-Unicamp, Campinas, Brazil) manual tracking of the position of all the players throughout the match, and the 2D reconstruction of the position versus time, for a real reference system defined on the court. Results:
there were significant differences in the distances between periods for live ball (p = 0.002), and between the rooms for dead ball (p = 0.001). Conclusion:
the analysis of the total distance covered, distance covered per minute and played times players per game, per game period, live-ball (active timer) and dead ball (stopped clock) showed important differences for describing part of the volume the efforts which can help coaches and trainers for the training of athletes.