O jogo de videogame relacionado ao atletismo e suas possibilidades pedagógicas
Videogame related to athletics and educational possibilities
Juego de videojuego en materia de atletismo y posibilidades educativas
Motrivivência (Florianópolis); 29 (50), 2017
Publication year: 2017
Não há dúvidas de que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) fazem, cada vez mais, parte do cotidiano, requerendo que diferentes áreas do conhecimento, a exemplo da Educação Física, pensem em como utilizá-las. Diante disso, o objetivo deste artigo foi o de analisar o jogo de videogame Kinect Sports (Xbox 360), relacionado ao atletismo, verificando as proximidades e distanciamentos em relação à modalidade esportiva oficial e suas possibilidades pedagógicas.
Foram duas as etapas desta pesquisa:
coleta de dados (método visual e observação participante) e análise temática dos dados. Para fins didáticos, os resultados foram apresentados por prova do atletismo analisada, sendo que cada qual foi analisada de acordo com as categorias: descrição, comparações e possibilidades pedagógicas. O videogame pode ser um importante aliado do professor de Educação Física, já que, além de consistir em uma estratégia diferente, poderá contribuir para a exploração do universo do atletismo.
There are no doubts that Information and Communication Technology (ICT) influence our daily life, requiring that different areas of knowledge, like Physical Education for example, thinks about how to use it. Because of that, the aim of this article was to analyze the game “Kinect Sports” of Xbox 360, about some athletics events, compare it with the official events and identify the pedagogical possibilities.
Two steps were organized to do this research:
data collection (visual methods and participant observation) and thematic analysis. For a better way of presentation, the results were first organized by the athletics events.Each of those events was analyze with 3 themes:
description, comparisons and pedagogical possibilities. The videogame can be an important resource for the Physical Education teacher, because it is a different strategy that can contribute for the exploration of the athletics universe.
No hay duda de que las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) son cada vez más parte de la vida cotidiana, lo que implica para diferentes áreas de conocimiento, como la educación física, pensar en cómo utilizarlas. Por lo tanto, el objetivo de este trabajo fue analizar el videojuego Kinect Sports (Xbox 360), relacionado con el atletismo, comprobando las proximidades y las diferencias en relación con el deporte oficial y sus posibilidades educativas.