A promoção de saúde no ensino odontológico
Health promotion in dentistry programs
Rev. ciênc. méd., (Campinas); 24 (2), 2016
Publication year: 2016
Objetivo
Verificar a presença de disciplinas com o conteúdo de promoção de saúde no ensino odontológico brasileiro.
Métodos
A pesquisa é do tipo exploratória sobre o tema em grades curriculares e ementas de disciplinas lecionadas pelas faculdades de odontologia brasileiras (N=182) no ano de 2009.
Foi realizada a coleta das seguintes variáveis:
a região em que a faculdade estava localizada, o tipo de faculdade (pública ou privada), a verificação se o currículo tratava do tema de promoção de saúde, em quais disciplinas e períodos. Empregou-se o teste estatístico Qui-quadrado (p<0,05) por meio do programa BioEstat 4.0. Resultados Quanto à nomenclatura das disciplinas relacionadas à promoção de saúde, percebeu-se que 38,8% eram estágio supervisionado ou odontologia preventiva e social. As disciplinas avaliadas são abordadas predominantemente a partir do segundo ano, contudo, no último ano, há uma prevalência da disciplina teórico-prática de estágio supervisionado (c2=93,69, sob p<0,05). Conclusão Percebe-se que o conteúdo de promoção de saúde está presente nos currículos, contudo está restrito a algumas disciplinas, o que pode promover a formação de um egresso que apresente dificuldade em responder de forma ampliada às necessidades da comunidade em que esteja inserido e dificuldade na integração entre ações e práticas odontológicas de natureza educativa, preventiva e curativa.
Objective
To verify whether classes on health promotion are available in Brazilian dentistry programs.
Method
This exploratory study investigates whether the theme health promotion is included in the curricula and contents of classes taught at Brazilian dentistry schools (N=182) in 2009.