Agora (Rio J.); 20 (2), 2017
Publication year: 2017
Resumo:
Neste artigo, propõe-se realizar uma apresentação crítica do conto, O homem da areia, de E.T.A. Hoffman, inserido no universo psicanalítico por Freud, em 1919, em Das Unheimliche. Este estudo apresentará aquele material literário, verificando a complexidade narrativa e a riqueza de elementos que o compõem. Em seguida, examiná-lo sob o ângulo da paixão, precisamente, como uma narrativa acerca da experiência de uma loucura passional que culmina numa tragicidade daquela natureza. Propõe-se conceber o mecanismo psíquico da alienação como intrínseco ao fenômeno do automatismo, próprio de um estado passional. É possível estabelecer tal processo, tanto nas modulações discursivas do texto, como na constituição dos personagens, mais propriamente em Natanael e Olímpia. A partir desta perspectiva, evidencia-se o autômato como uma figura da paixão.
ABSTRACT:
In this article, we pursuit a critic presentation of the tale Sandman, by E.T.A. Hoffmann, inserted on the psychoanalytic universe by Freud, in 1919, in Das Unheimliche. In a first moment, this study presents that literary material, verifying the narrative complexity and the richness of the elements that composes it. After, examining it under the angle of passion, precisely, as a narrative regarding the experience of a passion folly that culminates in a tragicity of that nature. We propose to conceive the psychic mechanism of alienation as intrinsic to the automatism phenomenon, distinctive of a passionate condition. It is possible to establish such process, both in the discursive text modulations, as in the constitution of the characters, more specifically in Natanael and Olympia. From this perspective, it becomes clear the automaton as a figure of passion.