Interactivity between bodies and milieus within techno-aesthetic art objects
Interatividade entre corpos e meios em objetos tecno-estéticos de arte
La interactividad entre cuerpos y ambientes en objetos tecno-estéticos de arte
Psicol. soc. (Online); 29 (), 2017
Publication year: 2017
Abstract Relations consist of processual interactivity between bodies and milieus which do not differentiate between the natural and the artificial, human and non-human. Our paper seeks to problematize the experience of the encounter with an artwork seen as a techno-aesthetic object constitutive of interactivity and addresses the idea of degrees of interactivity as produced with and within an artwork as an associated milieu. In this sense, we posit various degrees of interactivity in a relational experience: mixtures, attractions, embodiments and perceptions. Thus, interactive processes are driven by an ethics of the potential of bodies to act by what a body can do in its intensity, in the dynamics of degrees of interactivity in the experience. These ideas emerge from the philosophical writings of Baruch Spinoza, Gilbert Simondon and Gilles Deleuze and are applied to the field of art in order to allow an understanding of the relations between bodies and associated milieus.
Resumo Entendemos que as relações são compostas por processos de interatividade entre corpos e meios, os quais não separam natural e artificial, humano e não-humano. Direcionamos tal abordagem a fim de problematizar como ocorrem as experiências no encontro com a obra de arte, esta entendida como um objeto tecno-estético, bem como o que constitui interatividade e seus graus produzidos entre obra e meio. Aponta-se que existem vários graus de interatividade em uma experiência: misturas, atrações, incorporações e percepções. Os processos interativos são movidos por uma Ética do potencial dos corpos para agir e o que pode um corpo em sua intensidade, na dinâmica com os graus de interatividade em uma experiência. Estas ideias surgem a partir dos escritos filosóficos de Spinoza, Simondon e Deleuze e são aplicadas à arte, a fim de compreender as relações entre corpos e meios.
Resumen Entendemos que las relaciones se componen de procesos interactivos entre los organismos y medios de comunicación que no distinguen entre lo natural y lo artificial, lo humano y lo no humano. Problematizamos como acontece el encuentro del espectador con una obra de arte-ésta entendida como un objeto técnico-estético-así como la constitución de la interactividad entre la obra y lo que aquí llamamos medio asociado: señalamos que se producen varios tipos y diferentes gradaciones de interactividad. Así, los procesos interactivos son guiados por lo que puede hacer un cuerpo con sus intensidades y por una ética de potenciales propia a los cuerpos en la dinámica de grados de interactividad en la experiencia. Os processos interativos são movidos por uma Ética do potencial dos corpos para agir e o que pode um corpo em sua intensidade, na dinâmica com os graus de interatividade em uma experiência. Estas ideas provienen de los escritos filosóficos de Spinoza, Simondon y Deleuze y las aplicamos al arte para mejor comprender la relación entre los cuerpos y los medios asociados.