Bodies in motion: spaces, emotions and representations that (de)construct realities
Corpos em trânsito: espaços, emoções e representações que (des) constroem realidades
Cuerpos en tránsito: espacios, emociones y representaciones que (des)construyen realidades

Rev. Esc. Enferm. USP; 51 (), 2017
Publication year: 2017

Abstract OBJECTIVE To analyze the social representations of the body among Brazilian and Costa Rican transsexual people through their life stories. METHOD Qualitative and descriptive multicenter research. The study population consisted of 70 participants. Two organizations cooperated to collect the information, one in Florianópolis, SC-Brazil and one in San José, the capital of Costa Rica. Content Analysis was used to analyze the data. RESULTS Based on the results, a single social representation of corporeality was unveiled: “Modeled bodies: about the elasticity of corporeality”. This representation described two clear elementary context units (discourse matrices). The first associates the body with an inconclusive, transitory, volatile, pliable, moldable and fluid object, while the second relates the body with a separate institution, but regulated and controlled by others. CONCLUSION In conclusion, the transsexual body is a volatile, transient, transformable institution, crossed by the marks of a historicizing and historicizable time, which comes within the scope not only of what can be named by means of linguistic signs, but also of what belongs to the unnamable in terms of sociocultural perceptions and feelings.
Resumo OBJETIVO Analisar as representações sociais do corpo entre pessoas transexuais brasileiras e costa-riquenhas por meio das suas histórias de vida. MÉTODO Pesquisa qualitativa, multicêntrica e descritiva. A população do estudo foi composta por 70 participantes. Contou-se com a colaboração de duas organizações, em Florianópolis, SC-Brasil e em San José, capital da Costa Rica para coletar as informações. Os dados foram analisados segundo a Análise de Conteúdo. RESULTADOS A partir dos resultados, desvelou-se uma única representação social associada à corporeidade: “Corpos modelados: sobre a elasticidade da corporeidade”. Esta representação descreveu duas unidades de contexto elementar (matrizes do discurso) claras. A primeira delas associa o corpo a um objeto inconcluso, transitório, volátil, maleável, moldável e fluido, enquanto a segunda relaciona o corpo com uma instituição própria, mas regulada e controlada pelos outros. CONCLUSÃO Conclui-se que o corpo transexual é uma instituição volúvel, efêmera, transformável e atravessada pelas marcas de um tempo historizante e historizável, que se inscreve não só naquilo que pode ser nomeado diante do emprego de signos linguísticos, mas também naquilo que pertence ao registro do inominável em termos de percepções e sensações socioculturais.
Resumen OBJETIVO Analizar las representaciones sociales del cuerpo entre personas transexuales brasileñas y costarricenses a través de sus historias de vida. MÉTODO Investigación cualitativa, multicéntrica y descriptiva. La población del estudio consistió en 70 participantes. Se contó con la colaboración de dos organizaciones en Florianópolis, SC, Brasil y San José, capital de Costa Rica para recopilar información. Los datos se analizaron mediante Análisis de Contenido. RESULTADOS A partir de los resultados, se dio a conocer una sola representación social asociada con la corporalidad, "Cuerpos modelados: la elasticidad de la corporalidad". Esta representación describió dos unidades de contexto elementales (matrices del discurso) claras. La primera asocia al cuerpo a un objeto sin terminar, transitorio, volátil, maleable, conformable y fluido, mientras que la segunda relaciona al cuerpo con una institución específica pero regulado y controlado por otros. CONCLUSIÓN Se llegó a la conclusión de que el cuerpo transexual es una institución voluble, efímera, transformable y atravesada por las marcas de un tiempo historizante e historizable, inscripto no sólo en lo que puede ser identificado en el uso de los signos lingüísticos, sino también lo que pertenece al registro de lo indecible en términos de percepciones y sensaciones socioculturales.

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