Terapia baseada em realidade virtual usando o Leap Motion Controller para reabilitação do membro superior após acidente vascular cerebral
Virtual reality therapy using the Leap Motion Controller for post-stroke upper limb rehabilitation

Sci. med. (Porto Alegre, Online); 27 (2), 2017
Publication year: 2017

OBJETIVOS:

Avaliar a aplicabilidade de um sensor de movimento, baseado em realidade virtual, para promover a reabilitação do membro superior após um acidente vascular cerebral.

RELATO DOS CASOS:

Três pacientes após acidente vascular cerebral realizaram um treino para reabilitação do membro superior com realidade virtual usando a tecnologia Leap Motion Controller e o jogo Playground 3D®, durante três dias consecutivos. No primeiro e no terceiro dia, foram avaliados com os testes Caixa e Blocos, Coordenação Óculo-Manual de Melo e Estimulação Magnética Transcraniana. No último dia, foram aplicadas Fichas de Avaliação da Experiência do paciente. Após o treinamento proposto, observou-se diminuição do limiar motor em ambos os hemisférios cerebrais e melhores desempenhos nos testes que avaliaram a habilidade manual e óculo-manual. A terapia proposta foi bem recebida pelos pacientes testados.

CONCLUSÕES:

Não foram observados efeitos adversos e os resultados mostram-se promissores e precisos no treinamento realizado com realidade virtual usando a tecnologia Leap Motion Controller e o jogo Playground 3D®. O treinamento proporcionou uma participação ativa dos pacientes na reabilitação das sequelas de extremidade superior após um acidente vascular cerebral.

AIMS:

To evaluate the applicability of a virtual reality-based motion sensor for post-stroke upper limb rehabilitation.

CASES DESCRIPTION:

Three post-stroke patients were subjected to virtual reality training for rehabilitation of their upper limbs using the Leap Motion Controller technology and the game Playground 3D® for 3 consecutive days. On the first and last days, the Box and Blocks test, the De Melo Eye-Hand Coordination Test, and transcranial magnetic stimulation were applied. On the last day, the patients were evaluated with the Experience Evaluation Form. After the proposed training, a lower motor threshold was observed in both cerebral hemispheres, as well as better performance in the tests that evaluated hand and eye-hand coordination skills. The proposed therapy was well received by the patients.

CONCLUSIONS:

No adverse effects were observed, and promising and precise results were obtained for the virtual reality-based training using the Leap Motion Controller and Playground 3D®. The training allowed patients to have an active role in the rehabilitation of strokeinduced upper limb sequelae.

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