Contribuição ao estudo das variações anatômicas do canal do hipoglosso
Contribution to the study of anatomical hypoglossal canal variations

Rev. odontol. Univ. Säo Paulo; 4 (1), 1990
Publication year: 1990

O canal do hipoglosso é considerado homólogo de um canal intervertebral ou como um complexo de canais intervertebrais. Assim, quando ele se apresenta triplo, os três canais equivalem a três forames invertebrais rudimentares. A quadruplicidade levaria a supor que o nervo hipoglosso está constituído por mais de três nervos segmentares. A duplicidade do canal tem sido constatada por alguns autores, e verificada com maior freqüência em determinadas raças. No presente trabalho foram examinados 492 crânios humanos secos agrupados segundo o sexo e a cor (brancos e não brancos) onde se verificou a presença da duplicidade do canal do hipoglosso em 97 (19,7 por cento) casos. Forames divididos em três ou quatro aberturas não foram encontrados.

O tratamento estatístico empregado permitiu concluir que para a amostra estudada não existem diferenças significativas para as variáveis:

cor X tipo de canal, sexo X tipo de canal, cor X lado, e sexo X lado. A triplicidade e a quadruplicidade não foram observadas

More related