Alívio nos troquéis de gesso e sua influência no ajuste e retenção friccional das coroas totais metálicas antes da cimentação (Parte I)
The influence of stone die relief on the crowns adjustment and frictional retention previously to the cementation (Part I)

Rev. odontol. Univ. Säo Paulo; 6 (1/2), 1992
Publication year: 1992

Determinou-se o efeito do alívio nos troquéis de gesso no ajuste e na retenção friccional de coroas antes da cimentação. Trinta dentes humanos molares hígidos foram preparados para coroa total metálica, moldados, obtidos os troquéis com gesso especial e estes foram distribuídos em 3 grupos com 10. Grupo I (troquéis sem alívio); Grupo II (troquéis aliviados com 2 camadas de esmalte de unhas), e; Grupo III (troquéis aliviados com 4 camadas do verniz Tru-Fit). Os padrões de cera foram esculpidos, incluídos em revestimento e fundidos com a liga de Cu-Al "Duracast MS". O desajuste cervical foi verificado mediante um microscópio Mitutoyo (0,005 mm) em quatro diferentes posições da coroa.

As médias dos valores de desajuste foram:

Grupo I= 454,9µm; Grupo II= 82,9µm e Grupo III= 76,7µm.

O teste de resistência à remoção por tração mostrou a seguinte variação de valores:

Grupo I= de 70 a 243 gf; Grupo II= de 148 a 36 5 gf e Grupo III= de 247 a 970 gf. Deste trabalho conclui-se que uma melhor adaptação cervical e uma resistência à remoção por tração mais favorável foram conseguidas quando os troquéis eram aliviados. Este estudo também mostrou que o esmalte de unhas Risqué pode ser uma alternativa nacional para alívio de troquéis

More related