Condições de trabalho e qualidade de vida de cirurgiões-dentistas no sistema único de saúde
Working conditions and quality of life of Dental Surgeons at the brazilian Public Health Service
Rev. Ciênc. Plur; 1 (2), 2015
Publication year: 2015
Introdução:
O exercício profissional do cirurgião-dentista o expõe a riscos ocupacionais, advindos do ambiente de trabalho e da profissão, que interferem em sua qualidade de vida.Objetivo:
Nesse estudo transversal, tipo inquérito e observacional, o objetivo foi verificar a satisfação e a qualidade de vida, além da saúde de cirurgiõesdentistas do sistema público, avaliando as variáveis relacionadas ao trabalho no SUS: satisfação com emprego, ambiente físico odontológico, segurança, saúde, lazer e renda.Metodologia:
Compõe o universo da pesquisa 83 profissionais de 12 municípios do Departamento Regional de Saúde XV – São José do Rio Preto/SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas, utilizando-se um roteiro semi-estruturado.Resultados:
Os resultados apontam que, do total de 53 profissionais que sentem algum tipo de dor, 75% relataram que esta interfere no trabalho. Dentre todos entrevistados (83), 70% não consideram o ambiente físico de trabalho saudável; 69% consideram seus ambientes de trabalho “bastante” ou “extremamente” seguros; apenas 28% possuem “muito” e “completamente” oportunidade de lazer; 90% não têm dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades mas 39% considera ter “bastante” e 61% atribuem “extremamente” sentido ao trabalho que fazem.Conclusão:
Concluise que os Cirurgiões-dentistas estão satisfeitos com o emprego no SUS e julgam seu trabalho de extrema importância. Entretanto, apontam fatores negativos que denotam a falta de organização do trabalho e o ambiente físico de trabalho insalubre. Os desconfortos térmico e sonoro, assim como a dor, são as principais queixas relatadas. A segurança não é um problema no local de trabalho, contudo a renda e o lazer, para a maioria, são insatisfatórios (AU).
The practice of his profession exposes the dental surgeon to occupational risks, coming from his work environment and the type of activity he performs, which interfere in his quality of life.