Avaliação através de microtomografia da influência do comprimento do glide path no volume e no limite apical das obturações de canais
Microtomography evaluation of glide path length influence on volume and apical limit of root canal fillings

Dent. press endod; 7 (2), 2017
Publication year: 2017

Objetivo:

o objetivo desse estudo foi avaliar, por meio de microtomografia, a influência do glide path no volume e no limite apical das obturações de canais radiculares, utilizando instrumentos PathFile.

Métodos:

trinta e quatro canais de dezessete raízes mesiais de molares inferiores foram divididos em dois grupos, de acordo com o comprimento do glide path criado, usando instrumentos PathFile de números 13, 16 e 19: Grupo 1 (G1) – toda a extensão do canal radicular, até o forame apical; e Grupo 2 (G2) – 1 mm aquém do forame apical. Os canais radiculares foram instrumentados com instrumentos Reciproc R25 até 1 mm aquém do forame apical nos dois grupos e obturados com cimento AHPlus e cone único. O volume do material de obturação na região dos 3 mm apicais dos canais e a distância do material obturador até o forame apical foram determinados por meio de microtomografia computadorizada. Os dados foram avaliados estatisticamente com o teste de Mann-Whitney para a comparação entre os grupos.

Resultados:

não foi observada diferença estatística quanto ao volume de material obturador presente na região apical dos dois grupos (p > 0,05). Entretanto, a distância entre o limite apical da obturação e o forame apical variou de forma estatisticamente significativa entre os grupos G1 (0,4335 mm) e G2 (1,241 mm) (p < 0,05).

Conclusões:

a confecção do glide path nos canais radiculares em toda a sua extensão favoreceu um limite apical das obturações endodônticas mais próximo ao ápice radicular, mas não teve influência significativa no seu volume.

More related