Efeitos da restrição calórica sobre a histomorfometria da aorta torácica de ratos envelhecidos
Effect of calorie restriction on thoracic aorta histomorphometry of aged rats
Saude e pesqui. (Impr.); 10 (2), 2017
Publication year: 2017
O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos da restrição calórica sobre a morfologia da aorta torácica em ratos envelhecidos e, a partir dessa análise, inferir sobre a capacidade dessa intervenção em refrear as alterações histológicas observáveis no transcorrer cronológico.
Foram utilizados 41 ratos Wistar machos brancos divididos em 7 grupos:
controles (Co) 7, 12, 18 e 23 meses e restrição calórica (Rc) 12, 18 e 23 meses. Os ratos foram sacrificados e as aortas coletadas e fixadas em formol 10%. As peças passaram pela rotina histológica, com inclusão em parafina seguida por cortes de 6 μm, os quais foram corados pela orseína-picrosirius-hematoxilina e tricrômico de Masson. A estatística foi feita pela análise de variância de um fator (ANOVA), seguida pelo teste de Tukey para nível de significância de 5%. Os resultados revelaram menor peso corporal e menor espessura íntima-média nos grupos de restrição calórica em relação aos controles. A eficácia da restrição calórica em deter as alterações do envelhecimento somente foi evidenciada até 18 meses de idade, não diferindo entre os grupos controle e de restrição calórica. Infere-se, portanto, um limite etário para os possíveis efeitos atenuadores da restrição calórica sobre as alterações da senescências na parede arterial.
The purpose of this study was to assess the effects of the calorie restriction on thoracic aorta morphology in aged rats, and, from this analysis, infer the capacity of this intervention to reduce measurable histological changes in the course of time.