Retinoscopia a dois metros na detecçäo de fatores causadores de ambliopia em crianças de Curitiba
Two meter retinoscopy; a screening method for ambliogenic factors in pre-verbal children of Curitiba

Arq. bras. oftalmol; 58 (1), 1995
Publication year: 1995

Background:

diversos métodos säo empregados para reconhecer e triar crianças menores de 3 anos de idade que apresentam fatores causadores de ambliopia e, entre eles encontra-se a fotorefraçäo. Assim como a fotorefraçäo a retinoscopia a dois metros fornece uma alternativa viável para a avaliaçäo da simetria dos reflexos de fundo de olho, com a vantagem de ser um método pouco dispendioso, rápido e facilmente aplicável por um examinador sem experiência prévia em retinocospia.

Objetivos:

visando avaliar este método, efetuamos um estudo em crianças de 6 a 36 meses de idade, frequentadoras de creches do município de Curitiba. De uma populaçäo de 1445 crianças avaliadas pela retinoscopia a dois metros, 263 crianças foram sorteadas para serem examinadas por um oftalmologista que procurou definir as crianças portadoras de fatores causadores de ambliopia. Os resultados dos dois exames foram comparados através de métodos estatísticos.

Resultados:

das 50 crianças triadas positivas pelo método da retinoscopia a 2 metros, 40 apresentaram defeitos compatíveis com o aparecimento de ambliopia. As outras crianças foram consideradas falso-positivas. Apenas 3 crianças declaradas livres de alteraçöes no exame de retinoscopia a 2 metros apresentaram anormalidades ao exame oftalmológico. A sensibilidade e especificidade do exame foram, respectivamente, 80 e98 por cento.

Conclusöes:

o exame de retinoscopia a 2 metros demonstrou, em teste realizado com grande número de crianças, ser um instrumento eficaz no combate a causas de ambliopia em crianças entre 6 e 36 meses, principalmente as de origem refracional e em especial a anisometropia

More related