Representações femininas em festas dançantes em aracaju no início do século xx: educação e sociabilidade
Female representations in dance parties in aracaju in the early 20th century: education and sociability
Representaciones femeninas en clubes de baile en aracaju a principios del siglo xx: educación y sociabilidad

Movimento (Porto Alegre); 23 (3), 2017
Publication year: 2017

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo analisar como a educação constituiu-se em um elemento de sociabilidade e condição de acesso do público feminino aos clubes dançantes em Aracaju no início do século XX. O estudo tem como base os pressupostos teóricos e metodológicos da Nova História. Para a fundamentação teórica, nos valemos da categoria de Representação de Roger Chartier (1990) e do conceito de Elites Culturais de Sirinelli (1997). O estudo nos permitiu compreender o uso que as mulheres fizeram da sua formação para frequentarem espaços de sociabilidade, como os bailes dançantes, lugares dotados de significados, ambientes pensados e projetados para constituir momentos de lazer, entretenimento e expressividade cultural e intelectual para algumas mulheres em Aracaju nas primeiras décadas do século XX. (AU)

Abstract:

This study aims at examining how education became an element of sociability and a requirement for women to gain access to dance clubs in Aracaju in the early 20th century. The study is based on New History’s theoretical and methodological assumptions. For the theoretical foundation, we followed Roger Chartier’s (1990) category of Representation and Sirinelli’s (1997) concept of Cultural Elites. This study allowed us to understand how women took advantage of their academic qualification in order to attend sociability spaces such as ballrooms, which were places full of meanings and environments thought and designed to provide leisure, entertainment and cultural and intellectual expression for some women in local society. (AU)

Resumen:

Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la educación se constituyó en un elemento de sociabilidad y en condición de acceso del público femenino a los clubes de baile en Aracaju a principios del siglo XX. El estudio se basa en supuestos teóricos y metodológicos de la Nueva Historia. Para darle fundamento teórico, nos valemos de la categoría de Representación de Roger Chartier (1990) y del concepto de Élites Culturales de Sirinelli (1997). El estudio nos permitió comprender el uso que las mujeres han hecho de su formación para frecuentar los espacios de sociabilidad, como los bailes, lugares dotados de significados, ambientes pensados y diseñados para proporcionar el ocio, el entretenimiento y la expresión cultural e intelectual a algunas mujeres en Aracaju en las primeras décadas del siglo XX. (AU)

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