Efeitos da anisometropia induzida experimentalmente na binocularidade de crianças portadoras de leve ambliopia
The effect of experimentally induced anisometropia on binocularity in mildly amblyopic children

Arq. bras. oftalmol; 62 (3), 1999
Publication year: 1999

Objetivo:

O objetivo desse estudo foi analizar os efeitos da anisotropia na visäo binocular em crianças normais e portadoras de discreta ambliopia.

Métodos:

20 pacientes com idade entre 6 e 12 anos foram estudados. Todos tinham pelo menos 40 segundos de arco de estereopsia. 10 pacientes tinham acuidade visual normal (controle), e 10 tinham leve ambliopia monocular.A interaçäo binocular foi medida pelo estereoteste de Titmos e o teste de Worth 4 pontos de luz - W4D. Miopia, hipermetropia e astigmatismo a 90º e 45º (variando de 1 a 4 graus) foram introduzidos unilateralmente em cada indivíduo usando armaçäo de prova.

Resultados:

Todos os indivíduos, independente do grupo, demonstraram uma diminuiçäo na funçäo binocular com o aumento dos níveis de anisometria. Isto foi detectado pelo aumento da área de supressäo no teste de W4D e no decréscimo da estereoacuidade no teste de Titmus. Näo houve diferença dos valores medianos da estereopsia entre os grupos em nenhum nível de anisometria.

Conclusäo:

Pequenos graus de anisometria podem causar significantes alteraçöes na funçäo binocular em crianças. Leve ambliopia monocular parece näo afetar significativamente essa relaçäo.

More related