Eficácia das transposições verticais dos músculos retos horizontais nas anisotropias alfabéticas
The effectiveness of vertical transpositions of the horizontal rectus muscles in A and V pattern strabismus

Arq. bras. oftalmol; 63 (4), 2000
Publication year: 2000

Objetivo:

Transposiçäo vertical dos músculos retos horizontais é a técnica de eleiçäo para as anisotropias verticais em que näo há disfunçäo de músculos oblíquos que as justifique. O objetivo foi avaliar o resultado das transposiçöes efetuadas e identificar quais os fatores determinantes do resultado, para estabelecer-se relaçäo que informe a magnitude da transposiçäo que deva ser realizada para determinada magnitude de anisotropia.

Métodos:

Avaliaram-se retrospectivamente 43 pacientes portadores de anisotropias em A ou V, associado a estrabismos horizontais essenciais, sem disfunçäo de músculos oblíquos, submetidos à transposiçäo vertical bilateral e simétrica dos músculos retos horizontais.

Resultados:

81,4 porcento dos pacientes apresentavam esotropia com forma em A. A média das anisotropias situou-se em torno das 19 DP e a maior parte das transposiçöes foi de 4mm, obtendo-se 66,7 a 79,5 porcento de sucesso, isto é, casos com anisotropias residuais em A até 5 DP ou V até 10 DP. A correçäo da anisotropia correlaciona-se intensamente com a magnitude da anisotropia pré-operatória e com a magnitude da transposiçäo efetuada, sobretudo com aquela, sugerindo assim ser o procedimento auto-ajustável. A equaçäo linear com as 3 variáveis mostrou-se clinicamente incoerente e foi, portanto, abandonada.

Conclusöes:

A transposiçäo vertical e simétrica dos músculos retos horizontais é eficaz para o tratamento das anisotropias verticais sem disfunçäo de oblíquos, sendo este resultado estável em seguimento prolongado

More related