O aluno portador de visäo subnormal na escola regular: desafio para o professor?
Carrier student of subnormal vision in the regular school: challenge to the theacher?

Arq. bras. oftalmol; 64 (1), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

1) Veriticar a auto-avaliaçäo do preparo e a necessidade de orientaçöes entre professores do sistema regular de ensino, para atuarem junto a alunos portadores de visäo subnormal; 2) Obter informaçöes para subsidiar treinamento de professores do sistema regular de ensino na área da deficiência visual.

Métodos:

Realizou-se levantamento entre professores do ensino fundamental de escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Campinas/SP, que atuavam com alunos portadores de visäo subnormal em 1999. Foram incluídas neste estudo 11 escolas municipais e 9 escolas estaduais, respectivamente 79,0 por cento e 90,0 por cento das unidades existentes. Foi utilizado questionário auto-aplicável como instrumento de coleta de dados.

Resultados:

A amostra foi composta por 50 professores. O tempo médio de magistério foi de 20 anos. A maioria (94,0 por cento) näo relatou formaçäo específica na área da deficiência visual. Somente 18 (36,0 por cento) professores declararam ter recebido informaçöes/orientaçöes para atuar com seus alunos portadores de visäo subnormal, embora todos tivessem manifestado o desejo de receber informaçöes. Entre as informaçöes solicitadas, destacaram-se: ampliaçäo de materiais (66,0 por cento), desempenho visual (50,0 por cento), doença ocular (50,0 por cento), acuidade visual/campo visual (46,0 por cento).

Conclusäo:

Os professores do ensino regular referiram pouco ou nenhum preparo para atuar com alunos deficientes visuais; a maioria dos professores näo recebeu informaçöes para lidar com o aluno portador de visäo subnormal, mas manifestou desejo de recebê-las.

More related