Análise do duplo retrocesso de retos mediais em pacientes esotrópicos portadores de incomitância longe/perto
Analysis of double retrocession of medium rectus in esotropic patients with near/distance incomitance

Arq. bras. oftalmol; 64 (3), 2001
Publication year: 2001

Introduçäo:

Convergência acomodativa (CA) é a convergência induzida por determinado grau de acomodaçäo (A). Apesar de haver inúmeras técnicas cirúrgicas descritas para correçäo de esotropias, a presença de grandes incomitâncias longe/perto associadas acrescenta o desafio de se evitar o surgimento de exodesvio para longe, ou esodesvio residual para perto.

Objetivo:

Comparar as correçöes cirúrgicas obtidas com o duplo retrocesso dos retos mediais em pacientes esotrópicos quanto aos desvios de longe e de perto, comparando-se baixas e altas hipermetropias.

Material:

Foram analisados retrospectivamente os prontuários de 33 pacientes esotrópicos com incomitância longe/perto, operados com duplo retrocesso dos retos mediais na Santa Casa de Säo Paulo entre 1980 e 1990.

Os pacientes foram divididos em 2 grupos:

com mais de 3,50 dioptrias esféricas (DE) de hipermetropia e com menos de 3,50 DE.

Resultados:

A magnitude da correçäo obtida no grupo I foi de 18,18 dioptrias prismáticas (DP) (72,72 por cento de correçäo) para longe e 27,64 DP (62,36 por cento) para perto. A correçäo no grupo II foi de 20,20 DP para longe (87,83 por cento) e 34,60 DP (82,78 por cento) para perto.

Conclusäo:

Näo há diferença (estatisticamente significante) na reduçäo da incomitância longe/perto entre os pacientes com hipermetropia até 3,50 DE e pacientes com hipermetropia maior que 3,50 DE. O valor absoluto da reduçäo em dioptrias do desvio para perto foi maior do que o encontrado para longe, no entanto, em porcentagem, a correçäo do desvio foi semelhante entre as medidas para perto e para longe.

More related