Efeito da brimonidina na circulaçäo retrobulbar em pacientes com glaucoma: estudo com doppler colorido
Effect of brimonidine on the retrobulbar circulation in glaucomatous patients: study with color doppler

Arq. bras. oftalmol; 64 (4), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

Avaliar o efeito do tartarato de brimonidina a 0,2 por cento tópico, ins-tilado de 12/12 horas, na circulaçäo retrobulbar em pacientes portadores de glaucoma.

Métodos:

Foram estudados os 2 olhos de 16 pacientes portadores de glaucoma primário de ângulo aberto e glaucoma crônico de ângulo estreito com iridotomia.

Usando o Doppler colorido foram avaliados:

velocidade sistólica máxima, velocidade diastólica final e índice de resistência das artéria central da retina, artéria ciliar posterior curta temporal e artéria oftálmica. As avaliaçöes foram feitas antes e depois do uso da brimonidina.

Resultados:

O tartarato de brimonidina a 0,2 por cento aumentou significativamente a velocidade sistólica máxima (28,24 para 34,23 cm/seg) e velocidade diastólica final (6,62 para 8,10 cm/seg) no olho direito e reduziu o índice de resistência (0,75 para 0,71) no olho esquerdo da artéria oftálmica.

Conclusäo:

O tartarato de brimonidina 0,2 por cento 2x/dia aumentou significativamente a velocidade sistólica máxima e velocidade diastólica final e reduziu índice de resistência da artéria oftálmica de pacientes glaucomatosos. Este efeito sugere que a brimonidina pode beneficiar pacientes glaucomatosos com insuficiência vascular na cabe-ça do nervo óptico.

More related