Ceratoplastia lamelar profunda com viscodissecçäo da membrana de Descemet
Deep lamellar keratoplasty with viscodissection of Descemet's membrane

Arq. bras. oftalmol; 64 (5), 2001
Publication year: 2001

Objetivo:

Avaliar a eficácia da técnica de ceratoplastia lamelar profunda preservando a membrana de Descemet e as células endoteliais do paciente, com a utilizaçäo de botäo esclero-corneano.

Métodos:

Foram realizadas 14 ceratoplastias lamelares com viscodissecçäo da membrana de Descemet do receptor usando sulfato de condroitina 4 por cento e hialuronato de sódio 3 por cento. Dez (10) pacientes apresentavam ceratocone avançado, 3 tinham leucoma por herpes simples eem 1 havia irregularidade corneana pós-ceratotomia radial. O acompanhamento pós-operatório variou de 12 a 48 meses (média 24 ñ10,5 meses).

Resultados:

Após a retirada de todas as suturas a média do equivalente esférico no último exame oftalmológico foi de -2,0 ñ 3,6 dioptrias (D) (-10,3 D a +4,74 D). O astigmatismo final variou de -6,0 DC a-0,75 DC com média de -3,3 ñ 1,9 DC. Dos 14 pacientes 12 apresentaram na visita final acuidade visual com correçäo de 20/40 ou melhor. Todos os pacientes ganharam linha de visäo pela tabela de Snellen. Näo houve presença de edema corneano, descompensaçäo endotelial ou rejeiçäo. Nenhuma opacidade ou depósito na interface foi observado. Dois pacientes apresentaram dobras na membrana de Descemet com baixa da acuidade visual.

Conclusäo:

Apesar das dificuldades técnicas relacionadas à ceratoplastia lamelar e viscodissecçäo da membrana de Descemet, acreditamos que este seja um procedimento de escolha em pacientes cuja populaçäo de células endoteliais esteja preservada. Esta técnica resulta em melhor acuidade visual final quando comparada ao transplante lamelar tradicional e menor reaçäo imunológica quando comparada a ceratoplastia penetrante. Independentemente da qualidade do tecido doador, conseguimos córneas transparentes como resultado, pois o endotélio do receptor foi preservado.

More related