Arq. bras. oftalmol; 65 (1), 2002
Publication year: 2002
Introdução:
0 glaucoma é uma das causas mais freqüentes de cegueira. + muito importante que o paciente tenha conhecimento sobre sua patologia Como toda doença crônica, o glaucoma apresenta problemas na fidelidade ao tratamento. + necessário dar ênfase ao acompanhamento contínuo ao tratamento clínico. Objetivo:
Avaliara fidelidade ao tratamento clínico de pacientes com glaucoma crônico simples com e sem orientação psicológica. Métodos:
Foram avaliados 24 pacientes divididos em 8 pacientes do grupo de estudo, com orientação médica e psicológica, e 16 pacientes do grupo controle, com orientação médica. No grupo controle, a idade variou de 50 a 82 anos, sendo 14 homens e 2 mulheres. Em relação à raça foram 10 brancos, 4 pardos e 2 negros. Destes, 8 casados, 4 viúvos, 3 separados e 1 solteiro. As medicações variaram de 2 a 9 colírios. Houve 13 casos cirúrgicos. No grupo de estudo a idade variou de 54 a 86 anos, sendo 7 homens e 1 mulher. Em relação à raça foram 3 brancos, 3 pardos e 2 negros. Destes, 4 casados, 2 viúvos, 1 separado e 1 solteiro. As medicações variaram de 1 a 3 colírios e não houve casos cirúrgicos. Resultados:
Por meio da orientação médica e psicológica dada aos pacientes do grupo de estudo, verificou-se que a pressão infra-ocular, após o segundo mês, diminuiu notoriamente, sem nenhum caso cirúrgico. No grupo controle, que recebeu somente orientação médica, notou-se o aumento da pressão intraocular, levando o paciente à cirurgia (80 por cento). Não houve relação estatisticamente significante da pressão intraocular com o tempo de estudo. Conclusão:
A análise dos resultados do presente trabalho revela a necessidade de um cumprimento adequado ao tratamento do glaucoma. No grupo de estudo, somente com orientação psicológica; foi observada uma maior fidelidade ao tratamento. Perante esses dados podemos observar a grande importância de um trabalho psicológico nos pacientes portadores de glaucoma crônico simples.