Conhecimento de saúde bucal em escolares: efeito de um método de auto-instrução
Oral health knowledge by schoolchildren: effect of a self-instruction method
Rev. odontol. UNESP; 33 (1), 2004
Publication year: 2004
Observou-se o comportamento de um método motivacional de auto-instrução sobre o conhecimento odontológico de escolares de 8 a 10 anos de idade. O método testado foi um gibi, cujo assunto relaciona-se a doenças bucais e à importância de sua prevenção.
Os escolares foram divididos em grupos:
leitura (GI) - entregou-se o gibi e realizou-se a sua leitura na sala de aula; discussão (GII) - feita a leitura do gibi, foi estimulada a discussão de seu conteúdo; e controle (GIII) - nãorecebeu material algum. O método de avaliação utilizado foi um questionário, aplicado antes (período A), imediatamente após (B) e decorridos 30 dias da administração do método (C). Os dados foram analisados estatisticamente por meio de estatistica descritiva e do teste de McNemar. Os resultados mostraram que, para o GI, houve diferença estatisticamente significante apenas referente à freqüência de escovação dos alunos quando comparados os momentos iniciais (A e B) e decorridos 30 dias(C). Para o GII, em A e B verificou-se uma melhora (p = 0,019) no conhecimento da doença periodontal. Pôde-se notar ainda, em todos os grupos, uma melhora da imagem positiva do cirurgião-dentista. Concluiu-se assim que, apesar de algumas questões terem apresentado diferençasestatisticamente significantes nos diferentes períodos e grupos, de um modo geral, o método testado não foi suficiente para a assimilação e sedimentação de conhecimentos relacionados à saúde bucal
An evaluation was made of how a motivational method of self-instruction influenced
the knowledge of 8 to 10-year-old schoolchildren about oral health. The method consisted of a comic strip about oral diseases and the importance of their prevention.