Arq. bras. oftalmol; 65 (3), 2002
Publication year: 2002
Objetivo:
Realizar um levantamento epidemiológico do glaucoma em populaçäo de uma regiäo brasileira tendo como grupo de estudo a populaçäo acima de 40 anos do município de Piraquara - PR, analisando a importância dos métodos de triagem. Métodos:
Este é um estudo descritivo realizado durante a primeira etapa do Projeto Glaucoma do HC-UFPR no período de junho de 1999 a dezembro de 2000. Neste estudo foram triados 1953 pacientes acima de 40 anos, os quais foram submetidos a uma anamnese dirigida, avaliaçöes das câmaras anteriores, medida da pressäo intra-ocular (Po) e fundoscopia. Os pacientes suspeitos de glaucoma foram encaminhados para retornar ao ambulatório de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná - HC - UFPR para exame oftalmológico completo. Resultados:
Do total de pacientes triados retornaram 184 pacientes de 282 suspeitos. Nestes retornos foram confirmados 73 casos de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), sendo 35 (1,79 porcento) de glaucoma crônico simples (GCS) e 38 (1,95 porcento) de glaucoma de pressäo normal (GPN); além de 6 pacientes com diagnósticos de glaucoma secundário ou glaucoma de ângulo estreito. Do grupo de GCS 22 eram mulheres e 13 eram homens; já no grupo GPN 17 eram mulheres e 22 eram homens. Foi também demonstrada a freqüência de hipertensos e diabéticos nos dois grupos, assim como outras doenças. Foram calculadas as médias dos valores da Po da espessura corneana central (ECC) que demonstram diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos. Conclusäo:
Nesta amostra da populaçäo, as prevalências de GCS eGPN encontradas foram semelhantes, o que serve como alerta para o fato de que a fundoscopia é exame muito importante na triagem para detecçäo do glaucoma.