Alteraçöes de cílios no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto - USP
Eyelash abnormalities at the Hospital of the School of Medicine of Ribeiräo Preto - USP

Arq. bras. oftalmol; 65 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Sistematizar (classificar e caracterizar) os problemas ciliares vistos no setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto - USP.

Métodos:

Avaliaram-se consecutiva e prospectivamente 59 pacientes do setor de oculoplástica da Faculdade de Medicina de Ribeiräo Preto -USP, no ano de 1999, com doenças ciliares, excluindo-se aqueles com tratamento prévio que näo fosse epilaçäo. Foi investigado presença de doença associada (local e/ou sistêmica), queixa e duraçäo dos sinais e sintomas, presença de alteraçöes palpebrais e de alteraçöes da superfície ocular. Os cílios patológicos foram caracterizados em relaçäo à cor, espessura e localizaçäo e lateralidade da pálpebra.

Resultados:

A principal doença ciliar encontrada foi a triquíase, aparecendo em 56 pacientes ou 94,9 porcento dos casos. Um caso raro encontrado foi o de um cílio ectópico incarnatum internum. O tracoma foi a principal etiologia associada à triquíase. A triquíase tracomatosa diferenciou-se da näo-tracomatosa quanto ao número de segmentos palpebrais atingidos, lateralidade, pálpebra afetada (superior e inferior) e magnitude do dano à superfície ocular. Alteraçöes de tamanho, cor e espessura dos cílios patológicos foram verificadas tanto na triquíase tracomatosa como näo-tracomatosa.

Conclusöes:

a triquíase tracomatosa ainda é o principal problema ciliar no HCFMRP-USP. Alteraçöes de cor e espessura ciliar säo vistas tanto na triquíase tracomatosa como na näo-tracomatosa e, portanto, näo säo critérios válidos para diferenciar distiquíase adquirida de triquíase.

More related