Vasculopatia polipoidal idiopática da coróide
Idiopathic polypoidalchoroidal vasculopathy

Arq. bras. oftalmol; 65 (3), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Descrever os achados da tomografia de coerência óptica, angiofluoresceinografia e indocianinografia na vasculopatia polipoidal idiopática da coróide.

Métodos:

Realizou-se análise criteriosa dos exames complementares de angiofluoresceinografia e indocianinografia, comumente utilizados para o diagnóstico, assim como da tomografia de coerência óptica, em quatro olhos de uma série de três pacientes com vasculopatia polipoidal idiopática da coróide.

Resultados:

Os quatro olhos motraram lesöes subretinianas vermelho-alaranjadas, sendo que dois casos apresentaram descolamento hemorrágico do epitélio pigmentado da retina, além de manifestaçöes exsudativas e hemorrágicas associadas. A angiofluoresceinografia revelou dilataçöes aneurismáticas em ramificaçöes anormais de vasos da coróide em apenas 1 caso, ao contrário da indocianinografia que claramente demonstrou as lesöes em todos os casos. A tomografia de coerência óptica confirmou o descolamento hemorrágico espontâneo do epitélio pigmentado da retina em 2 casos.

Conclusäo:

A indocianinografia é o exame de escolha no diagnóstico da vasculopatia polipoidal da coróide, mas em alguns casos a associaçäo com a tomografia de coerência óptica e angiofluoresc einografia pode ser útil no diagnóstico e seguimento.

More related