Pterígio e alterações da curvatura corneana
Pterygium and corneal curvature changes

Arq. bras. oftalmol; 65 (5), 2002
Publication year: 2002

Objetivo:

Avaliar as mudanças de curvatura corneana ocorridas após a exérese do pterígio (Pt).

Métodos:

Foi realizado estudo prospectivo em 49 olhos com Pt primário avaliando-se idade, sexo, tamanho [grau (G)1, GII, GIII e GIV] e a morfologia da lesão (atrófica ou carnosa) à biomicroscopia. Todos os pacientes foram submetidos ao exame de videoceratoscopia computadorizada e ceratometria no pré-operatório (pré-op), e no 30e 60 dias após a cirurgia. Os dados foram submetidos à análise estatística.

Resultados:

63 por cento dos indivíduos avaliados eram do sexo masculino e 80 por cento tinham mais de 41 anos. Houve predomínio dos Pt atróficos (77 por cento), GII e GIII (39 por cento e 28 por cento, respectivamente). Observou-se manutenção do astigmatismo (Astg) presente no pré-operatório no Segundo mês pós-operatório (PO), principalmente nos portadores de Pt GI e GIL A variação no valor de K do primeiro mês para o segundo mês de PO foi pequena. As variações observadas estiveram mais relacionadas com o tamanho do pterígio, do que com a idade do paciente, ou com as suas características morfológicas.

Conclusões:

A avaliação ceratométrica e topográfica da córnea em portadores de pterígio no pré e no pós-operatório mostrou, que os Pt menores, (GI e GII) estão associados com graus menores dé astigmátismo e no pós-operatório a córnea sofre menos mudanças que nos GIII e GIV+ Após 2 meses da cirurgia, o padrão da curvatura corneana é semelhante ao do pré-operatório, na maioria dos pacientes.

More related