Imunofluorescência direta no diagnóstico de casos suspeitos de penfigóide cicatricial ocular
Direct immunofluorescence investigation in patients with clinical suspicion of ocular cicatricial pemphigoid

Arq. bras. oftalmol; 66 (1), 2003
Publication year: 2003

Objetivo:

O objetivo deste estudo é caracterizar por meio do exame oftalmológico os pacientes com suspeita clínica de penfigóide cicatricial ocular e apresentar os resultados obtidos com a técnica de imunofluorescência direta.

Métodos:

Estudo prospectivo realizado no setor de Córnea e Doenças Externas da Universidade Federal de São Paulo. Foram examinados 18 pacientes com suspeita clínica de penfigóide cicatricial ocular e realizadas biópsias de conjuntiva para o processamento da imunofluorescência direta em 13 pacientes (26 olhos), que não estavam na vigência de imunossupressão sistêmica ou terapêutica antiglaucomatosa tópica.

Resultados:

Segundo o estadiamento de Foster, a proporção de olhos classificados de I a IV foram: 3,8 por cento, 3,8 por cento, 15,4 por cento respectivamente. Apenas 3 (23 por cento) pacientes apresentaram imunofluorescência direta positiva.

Conclusão:

A maioria dos pacientes encontravam-se em estágio avançado da doença, o que denota retardo no diagnóstico. A imunofluorescência direta apresentou baixa sensibilidade em detectar depósitos de imunocomplexos na membrana basal da conjuntiva, quando comparada aos dados da literatura.

More related