Arq. bras. oftalmol; 66 (2), 2003
Publication year: 2003
Objetivo:
Comparar a acuidade visual de longe e perto de pacientes submetidos á facoexuulsificação binocular não simultânea com implante de lentes multifocais ou monofocais. Métodos:
Foram selecionados 20 pacientes com lentes multifocais bilaterais e outros 20 pacientes com lentes monofocais também bilaterais, com acuidade visual sem correção melhor ou igual a 0,63 (20/30), medidos separadamente, nos três primeiros meses de pois-operatório, Foi medida a acuidade visual para longe e perto com e sem correção e testes de sensibilidade ao contraste e ofuscamento. Resultados:
A acuidade visual sem correção para longe no grupo das monofocais teve média de 0,82 (DPñ 0,16) e no grupo das multifocais, 0,94 (DPñ0,12), valor de p 0,001. Os dois grupos de lentes tiveram visão com correção para longe igual a 1. No grupo das multifocais; 75 por cento tiveram J1 e 100 por cento tiveram J3 ou melhor sem correção. No grupo das lentes monofocais, 10 por cento tiveram J1 e 10 por cento tiveram J3 ou melhor sem correção. Não houve diferença significante na avaliação com o teste de sensibilidade ao contraste entre os grupos pesquisados. No teste de ofuscamento, os dois grupos tiveram redução da visão, que foi mais acentuada no grupo dos pacientes com lentes multifocais. Conclusão:
A acuidade visual para longe com correção nos pacientes com implante multifocal foi semelhante a dos pacientes com implantes monofocais, embora a acuidade visual para perto no grupo em que foi implantado lente multifocal foi bastante superior ao grupo da lente monofocal. A sensibilidade ao contraste manteve-se semelhante nos dois grupos, já ,o ofuscamento ("glare test") no grupo multifocal foi maior que no grupo monofocal.