Análise morfométrica e ultra-estrutural do nervo óptico de ratos induzidos a ingestão de álcool
Morphometric and ultrastructural analysis of the optic nerve in rats following induced ethanol consumption

Arq. bras. oftalmol; 66 (3), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

Analisar os efeitos da ingestão crônica de álcool sobre o nervo óptico em um modelo murino adulto.

MÉTODOS:

Doze ratos machos da raça Wistar, de 30 dias de idade, foram divididos por sorteio em 2 grupos experimentais: "tratado" (TG), com 8 animais, alimentados com ração-padrão para roedores de laboratório e uma mistura de água de torneira e etanol ad libitum; "controle" (CG), com 4 animais, alimentados com a mesma ração e água de torneira pura ad libitum. Após 40 semanas todos os ratos foram sacrificados, sendo os nervos ópticos de ambos os olhos preparados para microscopia óptica e eletrônica. A área de secção transversal de cada nervo a aumento de 500x, assim como número de fibras axonais dentro de 5 campos aleatoriamente selecionados a aumento de 2000x foram medidos com auxílio de digitalizador de imagens acoplado ao microscópio óptico. Foram realizadas fotomicrografias de 10 campos aleatoriamente selecionados de cada nervo (5 centrais e 5 periféricos) a aumento de 4200x em microscópio eletrônico de transmissão.

RESULTADOS:

A análise morfométrica não mostrou diferenças estatisticamente significativas entre os 2 grupos estudados. Em contraste com o CG, o exame ultra-estrutural dos nervos ópticos do TG mostrou um intenso desarranjo das bainhas de mielina, que se tornaram espessadas, com separação de suas lamelas, apresentando, por vezes, degenerações interlamelares elétron-densas, além da presença de muitas organelas degeneradas.

CONCLUSÃO:

Os achados desse estudo mostram alterações ultra-estruturais no nervo óptico de ratos adultos após ingestão crônica de álcool, sem modificações morfométricas significativas.

More related