Proposição de modelo experimental para estudo morfométrico de vasos e células em esclera de coelhos
Proposition of an experimental model for the morphometric study of vessels and cells in rabbit sclera

Arq. bras. oftalmol; 66 (4), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

A inexistência de modelos experimentais para estudo de alteraçöes causadas por terapêuticas variadas na esclera motivou os autores à proposiçäo de modelo animal para estudo quantitativo de vasos e células na esclera.

MÉTODOS:

Por meio de estudo experimental prospectivo, aleatório e mascarado, foram avaliadas 15 coelhas albinas, divididas em 3 grupos. O grupo 1 (controle) foi constituído por animais que não foram submetidos a procedimento cirúrgico ou aplicação de medicaçäo; o grupo 2 foi submetido à cirurgia conjuntival e aplicaçäo de esponja embebida em água destilada; e o grupo 3 foi submetido à cirurgia conjuntival e à aplicaçäo de esponja contendo mitomicina C a 0,4 mg/ml. Foi realizada análise histológica morfométrica (contagem de pontos) da esclera.

RESULTADOS:

O grupo 3 mostrou reduçäo dos parâmetros vasculares e aumento dos parâmetros celulares quando comparado aos outros dois grupos. O grupo 2 mostrou diminuiçäo do número de núcleos de células endoteliais e aumento de células inflamatórias comparativamente ao grupo controle.

CONCLUSÖES:

O modelo apresentado mostrou-se exeqüível para quantificaçäo vascular e celular em esclera de coelhos. O modelo experimental proposto revelou-se de utilidade para quantificaçäo de vasos e células em esclera, viabilizando a detecçäo de alteraçöes vasculares e celulares esclerais provocadas pela aplicaçäo tópica de mitomicina C a 0,4 mg/ml

More related