Arq. bras. oftalmol; 66 (4), 2003
Publication year: 2003
OBJETIVO:
Observar os efeitos da aplicaçäo tópica de 5-fluorouracil (5-FU) sobre o epitélio corneano íntegro. MÉTODOS:
Foram utilizados 10 coelhos albinos (14 olhos), divididos em: grupo controle (GC), 4 olhos nos quais näo se administraram drogas, grupo 1 (G1), 5 olhos que receberam 5-fluorouracil na concentraçäo 1,25 por cento e grupo 2 (G2), 5 olhos que receberam 5-fluorouracil na concentraçäo de 2,5 por cento. A droga foi instilada 4 vezes por dia, durante 7 dias, quando os animais foram sacrificados, os olhos removidos, separando-se a córnea que foi preparada de modo convencional para estudo em microscópico eletrônico de varredura. RESULTADOS:
GC: observaram-se células de formato hexagonal, claras, escuras e intermediárias, compondo o epitélio corneano de coelhos. Presença de numerosas microplicas, principalmente nas células claras. Cada célula possui cerca de 1 a 3 criptas. Nos animais do G1, observou-se maior número de células escuras, regiöes com diminuiçäo no número de criptas; alteraçöes da superfície celular, protusäo na regiäo do núcleo e descamaçäo de células epiteliais. Os do G2 tiveram aumento de microprojeçöes na superfície celular, modificaçöes nas junçöes intercelulares até separaçäo de células adjacentes; diminuiçäo do número e variabilidade no tamanho das criptas. As alteraçöes mais freqüentes ocorreram nas células da periferia da córnea. CONCLUSÄO:
O 5-fluorouracil teve efeitos deletérios no epitélio íntegro corneano de coelhos. As alteraçöes observadas foram mais importantes nos animais que receberam a droga mais concentrada (G2) e mais freqüentes na periferia da córnea