Achados oculares em crianças de zero a seis anos de idade, residentes na cidade de São Caetano do Sul, SP
Ocular findings in children between 0 and 6 years of age, residing in the city of São Caetano do Sul, SP

Arq. bras. oftalmol; 66 (6), 2003
Publication year: 2003

OBJETIVO:

Determinar a prevalência de erros refrativos, estrabismo, ambliopia e anisometropia nas crianças pertencentes à população em estudo, utilizando dois métodos de rastreamento (triagem na escola e triagem durante o dia da vacinação contra a poliomielite).

MÉTODOS:

Foram examinadas 2.640 crianças, residentes da cidade de São Caetano do Sul, entre zero e seis anos de idade, divididas em duas amostras (A e B). A amostra A consistiu de 476 crianças que foram examinadas por dez oftalmologistas e onze técnicos oftálmicos, durante o Dia Nacional de Vacinação (20 de junho de 1998) contra a Poliomielite. A amostra B consistiu de 2.164 crianças que freqüentavam escolas municipais, entre quatro e seis anos de idade e foram examinadas por dois oftalmologistas durante o ano de 1998.

RESULTADOS:

Na amostra A, a prevalência de estrabismo foi de 3,36 por cento e de anisometropia foi de 1,26 por cento. O principal tipo de erro refrativo encontrado foi a hipermetropia < 2D. Necessitaram de prescrição óptica 14,11 por cento das crianças. Em relação à amostra B, a prevalência de estrabismo foi de 1,43 por cento. Nas crianças que falharam na triagem, a prevalência de ambliopia foi de 1,39 por cento, 2,8 por cento de anisometropia e necessitaram de prescrição óptica, 56,48 por cento. O principal tipo de erro refrativo encontrado foi o astigmatismo hipermetrópico composto.

CONCLUSAO:

Embora em município com perfil socioeconômico privilegiado, a prevalência de estrabismo, anisometropia, ambliopia e erro refrativo não foi inferior à relatada na literatura. Com relação à metodologia de rastreamento, o Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite mostrou-se eficiente ferramenta metodológica já que houve grande participação da população alvo.

More related