Estudo epidemiológico do tracoma em comunidade da Chapada do Araripe - Pernambuco - Brasil
Epidemiologic study of trachoma in a community of Chapada do Araripe, Pernambuco State - Brazil

Arq. bras. oftalmol; 67 (2), 2004
Publication year: 2004

OBJETIVOS:

Fazer estudo epidemiológico do tracoma no povoado de Serrolândia, município de Ipubi, na chapada do Araripe, sertão de Pernambuco, região historicamente conhecida como bolsão.

MÉTODOS:

Em outubro e novembro de 2002 foi realizado trabalho de campo prospectivo, no qual se examinaram 1.239 indivíduos. A idade dos indivíduos variou de 1 a 93 anos (média de 25,3 anos). O exame foi realizado com lupa binocular de 2,5 vezes de magnificação e obedeceu-se a classificação clínica de tracoma preconizada pela OMS.

RESULTADOS:

O tracoma foi diagnosticado clinicamente em 250 (20,5 por cento) indivíduos, com predileção pelo sexo masculino. A média de idade dos indivíduos com tracoma folicular (TF) foi 13 anos e com tracoma cicatricial (TS) 49 anos. Observaram-se as seguintes gradações do tracoma: 107 (8,6 por cento) casos de TF, 2 (0,2 por cento) de TI (tracoma inflamatório), 139 (11,2 por cento) de TS, 1 (0,1 por cento) de TT (triquíase tracomatosa) e nenhum caso de CO (opacificação corneana).

CONCLUSÕES:

Pode-se considerar que o tracoma na comunidade de Serrolândia, Ipubi-PE, apresenta baixa endemicidade (8,8 por cento TF / TI), apesar de localizar-se em região de baixo nível socio-econômico da chapada do Araripe, conhecida como bolsão de tracoma. Não é, portanto, um grave problema de saúde pública nessa comunidade.

More related