Dacriocistorrinostomia externa em hospital universitário: avaliação dos resultados
Evaluation of the external dacryocystorhinostomy: result in a university hospital

Arq. bras. oftalmol; 67 (2), 2004
Publication year: 2004

OBJETIVO:

Conhecer a resposta das obstruções nasolacrimais ao tratamento por dacriocistorrinostomia (DCR) externa em um Hospital Universitário.

MÉTODOS:

Avaliaram-se retrospectivamente 245 procedimentos cirúrgicos realizados em 220 pacientes. Os indivíduos foram estudados quanto à idade, sexo, queixas, antecedentes, sinais clínicos e complicações intra-operatórias.

RESULTADOS:

A mediana da idade dos pacientes foi de 45 anos e houve predomínio do sexo feminino (70,00 por cento). As queixas mais freqüentes foram epífora (93,06 por cento) e secreção ocular (58,77 por cento). As complicações intra-operatórias ocorreram em 9,37 por cento dos pacientes, tendo ocorrido sangramento excessivo (5,30 por cento), lesão da mucosa nasal (2,85 por cento) e lesão do saco lacrimal (22,0 por cento). Em 15,55 por cento dos pacientes foi realizada nova cirurgia.

CONCLUSAO:

A chance de cura com a utilização da DCR externa no serviço foi de 71,43 por cento. Considerou-se a utilização desta técnica cirúrgica uma boa opção para o tratamento das obstruções nasolacrimais, em decorrência do baixo índice de complicações e da chance de sucesso com o tratamento.

More related