Anos potenciais de vida perdidos e tendência de mortalidade na população adulta em um município do Triângulo Mineiro, 1996-2013
Potential years of life lost and mortality trend in the adult population in a municipality of Triângulo Mineiro, 1996-2013

Medicina (Ribeiräo Preto); 50 (4), 2017
Publication year: 2017

Introdução:

a análise epidemiológica da mortalidade é um importante processo para o reconhecimento das condições de vida e saúde das populações, oferecendo apoio ao planejamento de ações, definição de prioridades, e alocação de recursos frente a problemas específicos de saúde, em especial, ao se considerar populações com maior expressão da faixa etária adulta. Com isso, emerge a preocupação de se reconhecer quais as principais causas-óbito e análise dos Anos Potenciais de Vida Perdidos.

Modelo do estudo:

estudo observacional, ecológico, de tendência temporal, pela identificação das principais causas-óbito, através da frequência acumulada e da análise dos indicadores epidemiológicos: coeficiente de mortalidade por 100.000 habitantes e Anos Potenciais de Vida Perdidos, por faixa etária adulta e sexo, de 1996 a 2013.

Objetivo do estudo:

analisar tendência dos óbitos na população adulta em município do Triângulo Mineiro, Brasil.

Resultados:

ocorreram 9.595 óbitos para adultos, sendo as doenças do aparelho circulatório (n=2.244) a causa-óbito mais prevalente e a idade do óbito por Causas Externas a mais prematura (média de 37,84 anos; IC95% 36,25-38,58). Apresentam tendência ascendente os óbitos por neoplasia, ambos os sexos e faixa etária de 40 a 59 anos, além do grupo de Causas Externas e Doenças do Aparelho Respiratório.

Conclusões:

apesar das limitações, deve-se encorajar a utilização de sistemas de informações em estudos que possam apoiar a gestão local no melhor delineamento de ações e retaguarda assistencial para prevenção de mortes prematuras.(AU)

Introduction:

the epidemiological analysis of mortality is an important process for the recognition of the living conditions and health of the population, offering support to the planning of actions, prioritization, and allocation of resources to specific health problems, especially when considering populations with greater expression of the adult age group. With this, the concern to recognize the main causes of death (AU)

More related