Rev Rene (Online); 18 (5), 2017
Publication year: 2017
Objetivo:
identificar na literatura como tem evoluído o uso de jogos sérios em ambiente virtual para o ensinoaprendizagem na saúde. Métodos:
revisão integrativa, com buscas nas bases de dados: Web of Science, National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados:
identificaram-se 82.779 artigos, dos quais 13 foram analisados na íntegra. Jogos sérios apresentam menor custo comparados às simulações de procedimentos cirúrgicos, fácil acessibilidade e adequação ao desenvolvimento de habilidades
cirúrgicas, treino de pacientes, aptidões, raciocínio clínico e tomada de decisão. Conclusão:
os jogos sérios
têm sido desenvolvidos por meio da elaboração de softwares e ferramenta de interatividade específica,
principalmente os direcionados ao desenvolvimento de habilidades; com uso de componentes via internet,
especialmente, na Medicina e Enfermagem; e utilizam periféricos dos próprios computadores nas estratégias de
ensino-aprendizagem para incentivar o raciocínio clínico e a tomada de decisão. (AU)