Publication year: 2015
INTRODUÇÃO:
O Serviço Móvel de Urgência - SAMU faz parte da PolÃtica Nacional de Urgências e Emergências desde 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população. OBJETIVO:
Este estudo teve como objetivo investigar e compreender as condições e organização do trabalho dos condutores de veÃculos do SAMU 192, do MunicÃpio de Fortaleza. Especificamente objetiva descrever as suas rotinas diárias; identificar como essesprofissionais lidam com os desafios do trabalho e conhecer as estratégias desenvolvidas para fazer frente à alta demanda em meio a condições adversas e as necessidades de competências técnicas na realização do trabalho. MATERIAL E MÉTODO:
A metodologia do estudo envolveu pesquisa documental a banco de dados do SAMU, observação do trabalho e entrevista semiestruturada com condutores socorristas. Vinculado à Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, ao Ministério da Saúde e às prefeituras municipais, o SAMU Fortaleza cobre uma população de cerca de dois milhões e meio de pessoas. RESULTADOS:
Dentre os profissionais entrevistados percebemos a existência de vÃnculos e carga horária de trabalho diferenciada. CONCLUSÃO:
Conhecer os fatores causadores de prazer e sofrimento pode ser o ponto de partida para que a gestão e os próprios trabalhadores impulsionem o trabalho num sentido mais prazeroso e colaborativo.