Estudo comparativo experimental de compósito bioativo de matriz polimérica para aplicação em cirurgia plástica ocular na substituição tecidual
Experimental comparative study of bioactive composite with polymeric matrix for applications to oculoplastic surgery for tissue replacement

Arq. bras. oftalmol; 68 (4), 2005
Publication year: 2005

OBJETIVO:

Comparar dois novos biomateriais: compósito a 10 por cento (Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Brasil) e compósito a 20 por cento (Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - Brasil), a dois materiais controles: Medpor® (Porex Surgical Inc. - EUA) e Polipore® (Homus Com. Ind. Ltda - Brasil).

MÉTODOS:

Estudo experimental randomizado duplo cego: em 28 coelhos, 56 implantes foram colocados por via transconjuntival após a remoção de fragmento de cartilagem da reborda orbitária superior de ambas as órbitas, formando-se 4 grupos: Grupo I: Compósito a 10 por cento/Medpor®; Grupo II: Compósito a 10 por cento/Polipore®; Grupo III: Compósito a 20 por cento/Medpor®; Grupo IV: Compósito a 20 por cento/Polipore®. Após permanência média de 19,7 semanas, o material explantado foi avaliado histomorfometricamente em microscopia óptica, e o estudo estatístico foi feito pelo teste t de Student.

RESULTADOS:

Nenhum implante sofreu extrusão, ocorrendo uma única exposição (Compósito a 20 por cento). Comprovado similar biocompatibilidade dos materiais nos quatro grupos. A histomorfometria no entanto revelou nos compósitos a presença estatisticamente significativa de pseudocápsula mais espessa, com aumento do número de fibroblastos, maior quantidade de colágeno e neovasos, e menor número de células inflamatórias. Foi possível detectar na interface implante-tecido nos compósitos, a presença de camada de hidroxiapatita carbonatada, funcionando como cola biológica. A integração tecidual dos implantes através dos poros foi maior nos controles que nos compósitos.

CONCLUSAO:

Os compósitos foram aprovados quanto a biocompatibilidade, e apresentaram adicionalmente algumas vantagens sobre o Medpor® e o Polipore®.

More related