Avaliação da aceitabilidade do usuário/família sobre a estratégia saúde da família
Evaluation of family health strategy acceptability by the user/family
Rev. APS; 20 (2), 2017
Publication year: 2017
O objetivo deste estudo foi avaliar a aceitabilidade do usuário/família sobre a Estratégia Saúde da Família (ESF). Realizou-se um estudo avaliativo de abordagem quantitativa em uma Unidade de Saúde da Família onde foram entrevistados 217 usuários, durante o mês de novembro de 2007. Para análise dos resultados utilizou-se o SPSS® for Windows, Versão 11.0. Identificou-se uma população adulta com idade média de 41 anos, com baixa escolaridade e com maior proporção de mulheres. A maioria dos usuários está satisfeita com a informação recebida sobre a doença, o tratamento, a forma de obter a ficha, o tempo dedicado à consulta e de espera para o atendimento. Todos profissionais da equipe receberam nota maior que sete. Identificou-se que a maioria dos usuários aceita a ESF, sugerindo que esta estratégia apresenta potencialidades para qualificar a atenção primária à saúde. Entretanto, os problemas estruturais da unidade foram os mais apontados pelos participantes.
The objective of this study was to evaluate the acceptability of the Family Health Strategy (FHS) by the user/family. We did an evaluative study with a quantitative approach at a Family Health Unit, where 217 users were interviewed during the month of November 2007. SPSS® for
Windows, Version 11.0, was used to analyze the results. We identified an adult population with a mean age of 41 years, with low education levels, and with a higher proportion of women.