Dificuldades de adesão ao tratamento por hipertensos de uma unidade de atenção primária à saúde
Difficulties of adherence to hypertension treatment in a primary health care unit
Rev. APS; 20 (3), 2017
Publication year: 2017
Hipertensão arterial é um problema de saúde pública mundial. É caracterizada como doença crônica, não transmissível, de natureza multifatorial e assintomática na maioria dos casos. A falta de adesão ao tratamento é uma dificuldade encontrada no atendimento aos hipertensos. Tem-se constituído grande desafio para os profissionais da saúde.
Objetivo:
o estudo teve por objetivo identificar as dificuldades para a adesão do usuário ao tratamento prescrito.Metodologia:
trata-se de um estudo de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, realizado em Unidade de Atenção Primária à Saúde no município de Juiz de Fora (MG), por meio de entrevistas com 13 usuários.Conclusão:
concluiu-se que a principal forma de controle/tratamento da hipertensão arterial é o farmacológico. Usuários têm adesão insatisfatória ao tratamento anti-hipertensivo. Isso se deve ao déficit de conhecimento em relação à doença e ao tratamento não medicamentoso, à ausência de sintomatologia, a dificuldades financeiras e efeitos colaterais do tratamento farmacológico instituído.
Hypertension is a worldwide public health problem. It is a chronic, non-communicable, multifactorial and asymptomatic disease in most cases. The lack of adherence to treatment is a difficulty in the treatment of hypertension. It has been a major challenge for health professionals.